Nossa diretora de Marketing deu um depoimento sobre sua trajetória trilhada até hoje para Revista Distribuição, onde destaca os principais fatores responsáveis pela construção de sua carreira profissional, acompanhe:
Sempre manter o foco e ter clareza, alimentar uma constante busca de conhecimento e seguir em frente, sem temor. São esses os ingredientes capazes de formar a base para a construção de uma carreira coerente, segundo Maria do Carmo Aragão Lopes, diretora de Marketing da Jotujé Distribuidora, com atuação no Ceará. Com formação superior em Informática, MBA em Marketing e pós-graduação em sistemas de informação, a executiva está há 27 anos na empresa fundada por três irmãos e pelo pai. Antes disso, trabalhava na área de Tecnologia do banco do Estado do Ceará e em outras companhias privadas. “Pedi ao banco estadual uma licença sem remuneração e vim ajudar os meninos para dar continuidade à implantação do processo de automação. O banco me chamou de volta, mas tomei a decisão com o coração, pensei na família e fiquei até hoje”, recorda. Desde que chegou à Jotujé, Maria do Carmo, atualmente com 55 anos, vestiu a camisa da empresa e participou de vários setores, onde contribuiu para implantação do planejamento estratégico, realizado em 2001, quando foi feita uma mudança estrutural na empresa, que definiu melhor os departamentos, como o de Marketing, para o qual a executiva foi designada. “Hoje, vários setores são subordinados à minha área: os de Trade, de Merchandising, de Comunicação e de Eventos, de Apoio às Vendas, do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e de Cobrança.” Apaixonada pela área de Informática, Maria do Carmo sente muito apreço em combinar estratégias de comunicação com processos tecnológicos que ajudam em muito a turbinar a comunicação. Para ela, o olhar feminino lhe possibilita exercer a ponderação, a observação cuidadosa do momento, e o bom desempenho de suas habilidades estratégicas, e saber quais são as melhores ocasiões para “falar e calar”.
– Revista Distribuição