Processando

Você sabe o poder do sorriso?

Por Mariana Zocratto

Alguém sabe a força exata que tem um sorriso? Provavelmente não, mas sabemos que é uma força enorme. Imagina a força que tem um sorriso sincero na hora de atender um cliente! Imaginou? Com certeza você está recordando experiências que já teve ao se dirigir a uma loja e a primeira coisa que o vendedor fez foi sorrir para você. Ou não, ao invés de sorrir para você, ele foi mal educado e não te deu atenção. As duas situações, muito comuns, acarretam sentimentos opostos e são extremamente importantes na decisão de compra.

Guy Kawasaki, em seu livro Encantamento: A arte de Modificar Corações, Mentes e Ações, fala dentre vários temas, da importância sorriso. Nesse livro ele coloca:

“Quanto custa sorrir? Não custa nada. Quanto custa não sorrir? Tudo, se isso prejudicar a sua relação com as pessoas. Enquanto o nosso sorriso passa uma mensagem clara sobre o nosso estado de espírito, quando não sorrimos criamos uma abertura para inúmeras interpretações, incluindo o mau humor, a indiferença e a raiva – e nenhuma dessas características o ajudará a encantar as pessoas”

Boas experiências nos incentivam a voltar e tê-las novamente. Uma experiência negativa, não. É claro que sorrir parece uma receita simples, óbvia, mas então por que as pessoas a não fazem? Quantas vezes por dia você chega em um lugar, tentar ser educado, e não recebe nem um bom dia de volta? Muitas! Isso é algo que pode influenciar a experiência do seu consumidor ao longo de todo o processo em que ele vai se relacionar com sua marca.

Recentemente vi uma entrevista com o escritor americano Daniel Pink sobre seu quinto livro To Sell Is Human: The Surprising Truth about Moving Others, ainda não lançado no Brasil, onde ele falou da questão de saber vender e conquistar os consumidores. Pink coloca que é necessário saber ouvir o que os outros querem e entender qual oportunidade você tem. “Você precisa ajudar a pessoa a melhorar a vida dela. Se souber conduzir esse processo de forma tranquila, vai vender e ter bons resultados. O vendedor deve procurar entrar em sintonia com o comprador e entender de que ele precisa”, afirma o escritor.

E você? Quantas vezes você sorriu hoje? Lembre-se: sorrir não custa nada, já o contrário pode te custar muito!

Mariana Zocratto é jornalista, social media e colunista do Ideia do Marketing.

Fonte: Varejista

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